Blogg / Kommentera

Monday December 8 2008

Vamos ajudar Santa Catarina!

Pois é! Quando a Josi da Travelstart me convidou para falar da tragédia em Santa Catarina, primeiramente pensei: "Vou escrever o post pra ajudar minha região". Mas depois que comecei a criar o post foi que vi: O quê falar e como falar desse acontecimento?
Foi aí que busquei relatar que mais do que você só ver na televisão, difícil é você presenciar toda essa destruição causada pelas chuvas, enxurradas e deslizamentos de terra que aconteceram em SC.
3067899551_3310fa202d_o_3 Conheço praticamente todas cidades que foram afetadas, onde pude presenciar mais intensamente as cidades da região de Blumenau onde moro como Blumenau, Timbó, Rio dos Cedros, Rodeio, Benedito Novo, Ascurra, Gaspar e Brusque. Também não deixei de acompanhar cidades importantes do estado como Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Ilhota e a capital Florianópolis.
O estado é acostumado com as cheias, visto seu enorme número de rios e a umidade típica de uma região que fica na zona temperada do país. Mas dessa vez não foi só a sujeira provocada pela enchente das águas que subiram. E sim o desabamento de terras das águas que desceram...
E isso aconteceu logo com Santa Catarina, atual campeão da revista Viagem e Turismo como o melhor estado de turismo do Brasil e o estado que possui um dos melhores índices de IDH do Brasil com destaque para educação e saúde. A sorte é que o estado é feito por um povo que não mede esforço para o trabalho. Acorda cedo e dorme tarde, fazendo o estado crescer cada vez mais.
Apesar das perdas de pessoas queridas, residências de famílias e toda mudança geográfica que aconteceu como a mudança da trajetória de rios, morros com rachaduras e tudo mais, acredito que vamos nos recuperar logo e manter Santa Catarina como destaque.
Pra finalizar, acredito que a frase mais forte que escutei alguém dizer em todas informações divulgadas na mídia foi a de uma mulher que perdeu a casa onde morava, onde ela disse: "Você viu o tsunami? Pois é! Tsunami é de água. Agora imagina um tsunami de terra, pedra e árvore!".
E é por essas famílias que toda ajuda é necessária. Imagina você ter uma casa até uma hora atrás e depois essa casa não existir mais, assim como tudo dentro dela como roupas, alimentos, móveis e eletrodomésticos? E não poder voltar para o terreno, pois a área é considerada de risco?
É complicado! E é por isso que todas as festas de fim de ano das empresas da região foram canceladas, o Natal vai ser solidário e o todo o dinheiro arrecadado doado para a Defesa Civil do estado.
Eu que não fui afetado, doei roupas, alimentos e uma televisão velha que não utilizava mais, além de uma doação em dinheiro.
Por isso, se você puder ajudar, ajude também!
Você não sabe como isso pode fazer a diferença...

Text by Thiago Cesar Busarello, Blog de turismo e viagem Vida de Turista

Imagem postado no flickr de Andreia, que foi usada numa campanha de uma emissora de TV para ajudar o estado.

Posted by Josi Guimarães at 04.14PM to Travel | Permalink | Comments (0) | TrackBack (0)

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00d83451f19769e20105364d7172970c

Listed below are links to weblogs that reference Vamos ajudar Santa Catarina!:

Comments

The comments to this entry are closed.

Suas coisas Ajuda Outras coisas Coisas legais
Direitos autorias © 1999-2007 Travelstart Nordic AB

Portions copyright Donvand Ltd. 2006
IATA Certified ZA UK IE NL LT
SE NO DK FI BR
US FR DE